Vale e Cummins testam caminhão off-road movido a mistura de etanol e diesel
A Vale e a Cummins iniciaram testes para desenvolver caminhões fora de estrada que usam mistura de etanol e diesel, focando na redução de emissões e na meta de descarbonização até 2030.
O uso de etanol diesel em grandes caminhões fora de estrada começa a ganhar força nos Estados Unidos, com a Vale e a Cummins liderando testes inovadores. Será essa a mudança que a indústria da mineração precisava para reduzir emissões sem perder eficiência?
Objetivos e avanços do projeto dual fuel para caminhões Komatsu
O projeto dual fuel desenvolvido pela Vale e pela Cummins busca adaptar motores a diesel para usar uma mistura de etanol e diesel. Essa combinação pode chegar a até 70% de etanol no combustível, reduzindo as emissões de gases que causam o efeito estufa.
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Os testes começaram nos Estados Unidos e estão divididos em duas etapas principais. Primeiro, são feitos testes de bancada com o motor QSK60 na fábrica da Cummins, em Indiana. Depois, os testes de campo acontecem na Komatsu, no Arizona, onde os caminhões realmente vão rodar com essa nova tecnologia.
Os caminhões usados nesse projeto são os da Komatsu, grandes veículos fora de estrada que transportam entre 230 e 290 toneladas de minério. Eles são os primeiros desse tipo a testarem o uso do etanol em larga escala, o que pode transformar a mineração.
Esse esforço também ajuda a Vale a cumprir sua meta de reduzir em 33% as emissões dos gases do efeito estufa até 2030. O etanol é um combustível que já é comum no Brasil e tem uma rede de abastecimento fácil, o que facilita a transição para uma operação mais sustentável.
A nova célula de testes da Cummins é bastante flexível, podendo acomodar vários tipos de motores de alta potência e diferentes tamanhos de tanques. Isso garante que a adaptação para usar etanol e diesel seja feita sem perder a eficiência do motor.
Impacto ambiental e metas de sustentabilidade da Vale até 2030
A Vale tem metas claras para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em 33% até 2030. Isso inclui diminuir o uso de diesel, que é um dos maiores responsáveis pela poluição nas operações de mineração.
O projeto dual fuel para os caminhões Komatsu usa uma mistura de etanol e diesel para reduzir essas emissões. O etanol é um biocombustível renovável, o que significa que ele vem de fontes naturais e pode ajudar a diminuir a pegada de carbono.
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Ao usar etanol, a Vale busca aliviar o impacto ambiental dos veículos mais pesados, que transportam grandes cargas de minério. Essa mudança ajuda a proteger o meio ambiente sem perder a potência necessária para o trabalho.
A escolha do etanol também é prática pois ele já tem uma rede de abastecimento forte no Brasil, facilitando a adoção dessa alternativa. Além disso, a tecnologia desenvolvida garante que o desempenho dos motores não seja comprometido.
Investir em combustíveis mais limpos é uma forma da Vale mostrar seu compromisso com a sustentabilidade e com um futuro mais verde para a indústria de mineração.
Gabriel Simi é o jornalista responsável pelo canal de notícias do Ideal Business School. Com mais de 15 anos de atuação na cobertura de negócios, inovação e empreendedorismo, Gabriel se especializou em traduzir dados complexos, estudos de mercado, políticas econômicas e tendências emergentes em conteúdos acessíveis, objetivos e envolventes.